Passionné(e) de lecture ? Inscrivez-vous gratuitement ou connectez-vous pour rejoindre la communauté et bénéficier de toutes les fonctionnalités du site !  

Tratado de Confissão t.2

Couverture du livre « Tratado de Confissão t.2 » de Jose Barbosa Machado aux éditions Edicoes Vercial
Résumé:

O Tratado de Confissão, impresso em Chaves em 1489, é um manual para instrução do clero na difícil tarefa de ministrar o sacramento da penitência aos fiéis cristãos. Bastante polémico e politicamente incorrecto aos olhos actuais, ele é um retrato bastante realista dos comportamentos desviantes... Voir plus

O Tratado de Confissão, impresso em Chaves em 1489, é um manual para instrução do clero na difícil tarefa de ministrar o sacramento da penitência aos fiéis cristãos. Bastante polémico e politicamente incorrecto aos olhos actuais, ele é um retrato bastante realista dos comportamentos desviantes dos cristãos do século XV, especialmente no âmbito sexual. Nele são tratados em pormenor o adultério, a violação ou estupro, a pedofilia, o incesto, o aborto e a homossexualidade.


Esta nova edição, além do estudo introdutório, contém a edição semidiplomática da obra (de acordo com a edição de 1489), a edição actualizada para um público pouco familiarizado na leitura de textos portugueses antigos e a lematização do vocabulário.

Donner votre avis