Arthur Azevedo, Cenas da comédia humana

Couverture du livre « Arthur Azevedo, Cenas da comédia humana » de Arthur Azevedo aux éditions Ímã Editorial
  • Nombre de pages : (-)
  • Collection : MOTOR
  • Genre : (-)
  • Thème : Non attribué

Mais conhecido por suas peças teatrais, Arthur Azevedo (1855-1908) foi um genial observador da vida cotidiana no Rio de Janeiro no período de grandes transformações da transição do Império para a República. Sua observação arguta e irônica do cotidiano do brasileiro, com um bom humor que velava uma visão crítica sobre o comportamento das diferentes classes sociais, tornou-o provavelmente o escritor mais popular de sua época, lido em todos os jornais e revistas, além de presença permanente nos palcos.
Mauro Rosso recolheu contos publicados originalmente ao longo de diferentes períodos e em vários jornais e revistas, e os organizou em "claves temáticas", enfatizando os assuntos mais frequentemente abordados por Azevedo, como "A astúcia feminina", "A infidelidade" e "Loucura". O resultado é um passeio pelo Rio de Janeiro de cem anos atrás, seus costumes e seus personagens.
Essa edição traz ainda um conto de Arthur Azevedo inédito em livro: o picaresco "Aventuras de um adolescente", escrito em 1887.