Elvis sobre a Baía de Guanabara e Outras Histórias

Couverture du livre « Elvis sobre a Baía de Guanabara e Outras Histórias » de Miguel Botelho aux éditions Epagine

Uma coletânea de contos em que a ausência ou a solidão imperam, apenas interrompidas aqui e ali por uma amizade invulgar (Jony, o vietnamita) ou por um lampejo de amor que se desvanece rapidamente (Quatro canções). No entanto, apesar da coerência temática e de estilo, não existe monotonia. Uns contos são mais compridos, outros mais curtos, uns mais concretos, outros mais vagos, uns mais sensuais ,outros mais românticos... e, para apurar o "tempero", alguns são mais inesperados (Santa Fe) e outros mais loucos e divertidos (Elvis)!
"Corro à janela, a tempo de ver a fugaz e esvoaçante figura de Elvis desaparecer para os lados do Arpoador. Volto à cama. Sacudo os restos da mancha vazia e acastanhada, e aliso o lençol no lado da cama que não ocupo. Fecho os olhos e sinto-me sereno. Sereno e satisfeito, pela certeza de que vi Elvis voar, vivo e reluzente aos primeiros raios de sol do dia, sobre a Baía de Guanabara."